A Associação Empresarial do Vale do Homem – AEVH formalizou, esta manhã, a adesão – na qualidade de entidade parceira – ao selo “Empresas e Entidades Inclusivas”, iniciativa do Município de Vila Verde, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS).
Insere-se no âmbito da semana de actividades para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado anualmente a 03 de Dezembro.
O selo vai destacar as empresas ou entidades que revelem práticas de inclusão.
As candidaturas decorrerão em Maio, que é o Mês Europeu para a Diversidade, quando será divulgado o regulamento e a ficha de inscrição. Depois, haverá um prémio, a ser entregue na primeira semana de Dezembro, no âmbito do Dia da Pessoa com Deficiência.
«Mais do que falar, é preciso agir» e levar para o terreno «ações concretas» que permitam aumentar o número de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho, defendeu o Presidente da AEVH, José Manuel Lopes, esta manhã, durante a cerimónia de apresentação.
«Os nossos empresários precisam de ser sensibilizados para esta questão, percebendo também que há alguns apoios, nomeadamente do IEFP, que podem ser utilizados. Acredito que vamos conseguir aumentar o número de empresas inclusivas», apontou.
Antes da apresentação do selo, foi exibido um vídeo, chamado “Alta Promoção”, em que cinco pessoas com algum tipo de dificuldade se apresentavam e pediam uma oportunidade no mercado de trabalho.
O projecto conta ainda com o envolvimento da APPACDM, da Santa Casa da Misericórdia, da Escola Secundária de Vila Verde e do IEFP.